O quarto evangelho tem por objetivo mostrar quem Jesus realmente é, não somente um homem dotado de grande poder sobrenatural, Ele é o verdadeiro Deus que veio em carne.
João se concentra na pessoa de Jesus aparentemente opondo-se ao gnosticismo, também é bem claro os sinais ou ações de Jesus que validam sua posição de Cristo, o filho do Deus vivo. Ele transforma água em vinho(2.1) expulsa comerciantes do templo(2.13-22) cura o filho de um oficial do rei a distância(4.43-54) cura um paralítico no sábado(5.2-16) alimenta quase cinco mil pessoas(6.1-15) anda sobre as águas(6.16-21) cura um cego de nascença(9.1-41)e por fim a ressurreição de Lázaro(11.1-47).
Todos esses milagres revelam quem é Jesus e o que ele pode fazer.No entanto Jesus também nos nos impressiona ao dialogar com a mulher samaritana(os samaritanos não se comunicavam com os judeus) nos dando a entender que: no reino de Deus não há lugar para barreiras geográficas, discriminações, pré-conceitos. Dando-nos a certeza de que Ele (Jesus o filho de Deus ) havia se manifestado em favor de toda a humanidade, não importa o lugar em que as pessoas vivem, a maneira que se vestem,a cor de sua pele ou quanto dinheiro elas tem, a verdade que o evangelho de João queria mostrar, é que: Deus realmente amou a humanidade(3.16) te tal forma que manifestou esse amor através do seu Filho Encarnado que voluntariamente se entregou ao sofrimento de cruz(se fez ser humano,só homens morriam em cruz) (18.5-6).
Procurando salvar a humanidade do pecado e da condenação, e restaurar a comunhão com o seu Criador, levando pessoas caídas a morar em Deus (14.2-3).
E finalmente Ele triunfa sobre a morte e a sepultura (20.1-10) nos deixando um legado de graça e misericórdia nunca visto antes na historia.
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário